It takes a great deal of History to produce a little History

Tuesday, November 01, 2005

Topónimos

Densidade toponímica


A densidade toponímica (nº de nomes de lugar por unidade de superfície) indica a intensidade da ocupação humana do espaço rural e suburbano.
A ocupação humana multiplica os pontos de referência e de apropriação do território, que se manifestam em topónimos distintos.
A densidade toponímica é um bom indicador da densidade da população rural e do peso das explorações agrícolas familiares no espaço agrário tradicional.
A toponímia tende a acumular-se e a persistir, sobretudo nos registos cartográficos e cadastrais, sobrevivendo às vicissitudes demográficas.
A densidade toponímica reflecte assim uma fase da história territorial mais ou menos recente (cerca de 1 a 2 séculos).

O mapa mostra a localização de 167,423 topónimos do Repertório Toponímico da Carta Militar de Portugal (1966)
Clique para aumentar

2 comments:

  1. é uma pena que este blogue esteja adormecido há 3 meses. quando voltaremos a ter notícias?

    ReplyDelete
  2. Em relaçao ao que diz sobre o mito bairrista de uma antiga vila de pescadores em que sempre se pensou que os vestigios historicos que partilham num espaço comum era a localizaçao da mitica terra de loule daí(o nome atribuido a zona de loulé velho)...Por juizo de facto tive varias vezes a opportunidade d observar inumeras moedas antigas de tempos remotos,e deslumbrar da janela do tempo q se situa nas suas praias a 4braças d profundidade.Q cidade d tais dimensoes poderia existir ali?cm explicar tanta abundacia de moedas antigas(chegou s inclusive a jogar a malha)

    ReplyDelete

Print Friendly and PDF